Dissertações

Dissertações e Artigo de Graduação e Pós Graduação do Professor Bruno Pereira Ferreira.

NAPOLEÃO BONAPARTE: ESTRATEGIAS E MANOBRAS DE GUERRAS E A FORMAÇÃO MILITAR DO SEU GRANDE EXÉRCITO.

A FORMAÇÃO DA ONU E SUA CRISE DE REPRESENTATIVIDADE NO SÉCULO XXI

O presente trabalho demonstra a formação das Nações Unidas durante o período da Segunda Guerra Mundial, cuja finalidade era o controle da segurança global e a manutenção da paz. Desde sua fundação, o Brasil buscou participar como um dos membros fundadores e, consequentemente, integrar o Conselho de Segurança. Estabeleceu-se como objetivo desta pesquisa analisar o processo de formação da ONU, evidenciando também a participação do Brasil nesse processo e sua busca por uma vaga no Conselho de Segurança. Propõe-se, ainda, analisar a crise de representatividade dessa organização no século XXI. Para atender a tais objetivos, foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao tema, seguido de leitura, fichamento e elaboração de resumos, o que permitiu concluir que a ONU foi criada com o propósito de manter a paz mundial e a segurança global. No entanto, ao longo dos anos, a organização vem sofrendo desgastes, além de enfrentar problemas de representatividade e legitimidade, resultando em uma crise institucional agravada pela chamada Guerra ao Terror, período no qual os Estados Unidos tomaram decisões sem a aprovação do Conselho de Segurança. Diante desse cenário, observa-se uma crescente pressão internacional por reformas no Conselho. Ao término da presente pesquisa, chegou-se à conclusão de que tais reformas são necessárias, porém complexas.

Palavra – Chave: ONU. Brasil. Nações Unidas. Reforma. Conselho de Segurança.

A IMPORTÂNCIA DAS MIDIAS DE COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EaD

Este trabalho tem como objetivo discutir os avanços e dificuldades das novas tecnologias que vem acrescentando novas mídias e ferramentas. As TICs Tecnologias de informação e comunicação abrem novas perspectivas para a educação a distância através do suporte dos ambientes de aprendizagem. As ferramentas interativas facilitam o processo e quebram as barreiras no processo de ensino aprendizagem isso favorece a criação de novos conteúdos para o EaD demonstrando sempre ser um desafio para os professores, esses que devem ter domínio na produção de material didático. A escolha adequada das mídias é de fundamental importância para o sucesso da educação a distância. A influência da tecnologia na produção do material didático e os elementos que interferem na produção do material didático. Usamos uma bibliografia que vem contribuir com as ideias e temas propostos a fim de apresentar uma discussão que vem contribuir para o meio acadêmico e mostrar os avanços dificuldades e desafios dessa modalidade de ensino. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que a educação a distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo e apresenta desafios, porém as novas tecnologias mídias e ferramentas auxiliam no processo de produção do material didático, proporcionando melhor aprendizagem.

Palavras–chave: Educação a distância. Ferramentas. Mídias.

O presente trabalho demonstra o período conhecido como a Era Napoleônica que perdurou por 15 (quinze) anos, durante o qual a França formou um grande império sob o comando de Napoleão, figura central da política francesa. Estabeleceu-se como objetivo dessa pesquisa: o enfoque a genialidade militar de Napoleão Bonaparte, a estratégia adotada, como planejou e arquitetou um dos maiores exércitos existentes, que dominou a Europa no período conhecido como Era Napoleônica. Para dar respostas a tais objetivos, foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao tema, seguido de leitura, fichamento e resumo que nos permitiu concluir que Bonaparte foi uma pessoa muito inteligente que soube aproveitar muito bem do momento político da França, ao destacar-se como um general capaz de organizar exércitos com estratégias de guerras que imprimiram sua marca naquele período. Para isso, o grande imperador, fez uso de estratégias, organizações em batalha, e também de espiões, montando um grande aparato militar, ao ponto de formar o poderoso exército continental da época, apoiado pelos ideais da Revolução Francesa, que lhe proporcionou a espetacular conquista territorial da Europa do século XIX. Napoleão teve como propósito derrubar seus inimigos e impor seu poder absoluto por toda a Europa. Ao terminar a presente pesquisa chegou-se a conclusão de que Bonaparte queria o controle total da Europa e tornar-se um grande déspota esclarecido com inovações militares no campo da estratégia e política, ao impor um forte autoritarismo por todo continente europeu.

Palavras - Chaves: Napoleão Bonaparte. Exército. Estratégia. Europa. Revolução Francesa.